sábado, 7 de abril de 2012

INCOERÊNCIAS E CONTRADIÇÕES HISTÓRICAS DO SMS.

INCOERÊNCIAS E CONTRADIÇÕES HISTÓRICAS DO SMS.
Lembramos que embora a Petrobrás pague adicional de insalubridade e periculosidade aos trabalhadores de área operacional, ela ignora o risco das doenças ocupacionais decorrentes da exposição a agentes agressivos como o Benzeno e luta para não reconhecer as doenças ocupacionais.
Petrobrás contribui para aposentadoria especial para apenas 2.900 trabalhadores, quando sabemos que, hoje, pelo menos 5 vezes mais trabalhadores fazem jus. Os sindicatos, mesmo com permanente cobrança,
não têm acesso sequer à lista nominal dos trabalhadores aos quais a companhia recolhe a previdência para a aposentadoria especial.
Além disso, os representantes da companhia já disseram em mesa de negociação, que a empresa trabalha com perspectiva zero de aposentadoria especial. A Política de SMES da companhia trabalha nessa direção.
Subnotificação dos acidentes; as perseguições aos cipistas; a proibição de embarques, sempre que necessário, de sindicalistas nas plataformas; e os inúmeros casos de punições de profissionais e técnicos da companhia, por questionarem as incoerências da política de SMS.
Causou perplexidade no Seminário o acidente do Golfo do México ser apontado como exemplo de acidente ambiental a ser evitado, sem apontar as inúmeras falhas da BP e da TransOcean que foram, sem sombra de dúvidas,as grandes responsáveis por esse que foi o maior acidente ambiental no planeta.
Faltou informar também que a mesma empresa, a TransOcean, é a responsável por dois vazamentos na bacia de Campos, no campo de Frade. Esperamos com muita expectativa a concretização do discurso da Presidente Graça Foster, o real funcionamento das comissões locais de SMS e das CIPAS e dos GTBS, o cumprimento das cláusulas do acordo coletivo e o plano de ação da Petrobrás decorrente da visita da CNPBZ à RLAM onde foram detectados absurdos e descumprimentos do Acordo Nacional do Benzeno que causaram e causam adoecimentos e mortes.

Grupo CSD-Petróleo: Allan Almeida, Alberto, Clodoaldo, Duarte, Edson
Almeida, Eládio, Eliezer, José Raimundo, Marimilton, Pimenta,
Guimarães,Veridiano, Laudemilson,

Nenhum comentário:

Postar um comentário